fazendo mais com menos

Arquitetura de interiores
Retrofit de edifícios
Projetos de edificações

Em épocas de recursos limitados, é preciso oferecer alternativas para construir ou reformar sem que materiais caros e sistemas construtivos complexos sejam necessários.

A definição do conceito e do partido as ideias que evoluem a partir destes, é o que realmente fazem a diferença num projeto.

Apesar das diversas escalas e tipos de uso, a abordagem da arquitetura é sempre a mesma: a observação minuciosa do espaço existente e o que se pode fazer a partir dele.

Nos projetos de interiores de Roberto Spina sempre se pode notar um componente cenográfico, que faz pano de fundo para os personagens principais, as pessoas que moram, usam ou trabalham.

Elegância com simplicidade define o trabalho do arquiteto.

A observação das grandes cidades do Brasil, faz entender que os projetos de remodelação ou atualização dos edifícios residenciais ou comerciais através da incorporação de novas tecnologias são na maioria das vezes a solução de melhor custo-benefício para a revitalização dos imóveis, permitir mudanças de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética.

 

Os projetos podem ser complexos, com o tratamento das patologias da construção, substituição total ou parcial das instalações prediais, troca da caixilharia, ou simplesmente cuidam da renovação estética, pelo simples tratamento das fachadas.

Os exemplos mostram que os resultados, além da recuperação dos edifícios, promovem a valorização dos apartamentos, escritórios e espaços comerciais.

Como exemplo de arquitetura urbana, os projetos de Roberto Spina procuram inserir o edifício no contexto da cidade de maneira coerente, consideram o entorno, as perspectivas e visuais.

 

A VERDADEIRA SUSTENTABILIDADE

 

É preciso entender que as questões relacionadas à sustentabilidade nasceram de necessidades econômicas, posteriormente aplicadas à preservação dos recursos naturais e à vida do planeta.

 

Não devem ser consideradas valor agregado ao projeto, pois arquitetos responsáveis sempre observaram a implantação correta das edificações, assim como o estudo de ventilação e iluminação naturais.

 

Um processo de projeto "sustentável" só é válido quando pensado no papel, aplicado no canteiro de obra e levado adiante com a manutenção adequada.

© 2023 INTERIORES&CIA. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-googleplus